terça-feira, 14 de agosto de 2012

Bungo


Bungo, Rua principal em 04.01.2012


Foi esta fotografia que me tramou.
Parecia que o espaço e a envolvência me eram familiares.
E no entanto, nunca a sede do município  tivera ruas alacatroadas, e logo, não podia ser uma Rua da Vila do Bungo.
Enviada pela "Net" a foto para Angola, eis no retorno uma chuva de respostas, das quais destaco a seguinte: "É sim senhor a vila do Bungo com alcatrão que os portugueses desconseguiram de meter em 500 anos.".
E a partir daí, veio o reconhecimento integral do lugar: É a rua principal e mais antiga, que está na foto; A dita foi obtida pelo fotógrafo situado na esquina da Casa do Castro, mais ou menos em frente da Igreja de Santo António; Alcança-se o jardim, com os seus bancos em betão, agora pintados de azul, com o depósito de água ainda intacto e mais adiante o edifício da Administração.
À tranquilidade do lugar acresce a tranquilidade de quem ali passeia, o que é bem visível na fotografia que desperta uma imensa nostalgia a quem reconhece o lugar  e nos transporta ao sonho e à infância.
Os residentes e naturais do Bungo bem se recordam deste jardim, dos seus baloiços, do seu ringue de futebol de salão, do seu pequeno lago com repuxo, dos dias de domingo quando se esperava pelo santo sacrifício da saída da missa ou se aguardava pelo início de mais um filme no clube, que também ficava em frente deste espaço, mas do lado oposto à Igreja.
Foi certamente lugar de paixões .E se este jardim escrevesse poderia partilhar outras memórias ...
Obrigado ao autor da foto - um anadamba - que a publicou na página do Uíge e da Cultura Kongo: http://www.muanadamba.net/.
E assim, remato este texto com o gozo imenso de ter sido tramado pela surpresa da imagem e da memória.